Dicas para licenciar o Microsoft Windows Server 2012 R2

 

O Microsoft Windows Server 2012 é uma das linhas de sistema operacional para servidores mais populares e acessíveis do mercado, que traz recursos fundamentais para diversos usos.

Entre as funcionalidades do Windows Server estão a virtualização de servidores, armazenamento, rede definida por softwares, gerenciamento e automação de servidores, plataforma web e de aplicativos, proteção de acesso, e infraestrutura de desktop.

Na hora de escolher um sistema operacional de servidor é preciso listar uma série de características e necessidades da empresa antes de decidir. Por isso, o Windows Server 2012 R2, a versão mais recente da linha, se destaca, trazendo recursos básicos e, ao mesmo tempo, robustos.

Há algumas dúvidas comuns aos clientes no momento de adquirir licenças do Windows Server. A seguir, vamos procurar esclarecer as mais frequentes.

Edições do Windows Server

Existem 4 edições do Windows Server 2012 R2:

  1. Datacenter – Indicado para ambientes de nuvem privada altamente virtualizados pois inclui direito de virtualização ilimitada. Seu modelo de licenciamento é por processador mais Client Access License (CAL).
  2. Standard – Mais apropriado para ambientes pouco ou não virtualizados. Tem os mesmos recursos da edição Datacenter e também licenças por processador mais CAL, porém de forma limitada: para dois processadores com direito de execução de duas máquinas virtuais.
  3. Essentials – Para pequenas empresas com até 25 usuários, em execução em servidores com até dois processadores. Não inclui direitos de virtualização.
  4. Foundation – Para pequenas empresas com até 15 usuários. Não inclui direitos de virtualização e só é vendida no modelo OEM, ou seja, em conjunto com o hardware vendido pelo fabricante.
Edição Recurso Tipo de licenciamento
Datacenter IlimitadoOSE (ambiente do sistema operacional) virtualTodos os recursos Processador + CAL
Standard Dois OSEs virtuaisTodos os recursos Processador + CAL
Essentials 2 processadoresUm OSERecursos Limitados ServidorLimite de 25 usuários
Foundation 1 processadorRecursos limitados Servidor OEMLimite de 15 usuários

Tipos de Licenças do Windows Server

Para o licenciamento das edições Datacenter e Standard do Windows Server, além da licença por processador, também é necessário adquirir uma licença por usuário, chamada CAL. CAL é uma sigla para Client Access License que significa Licença de Acesso por Cliente. Ou seja, é uma licença para que cada usuário/dispositivo possa acessar o servidor.

Existem dois tipos de CALs:

  • Licença por Usuário (User CAL): Para acessos de usuários em diversos dispositivos como laptops, notebooks e desktops. Esse modelo é vantajoso quando o usuário pode acessar o servidor por mais de um dispositivo, como um desktop, um tablet e um smartphone, por exemplo.Licença por Usuário (User CAL)
  • Licença por Dispositivo (Device CAL): Ideal para casos em que a empresa tenha usuários acessando no mesmo equipamento, como em uma configuração de pessoas usando a mesma máquina em turnos diferentes, por exemplo.

Licença por Dispositivo

Recomendações

Nossos especialistas em licenciamento Microsoft dão essas 3 dicas para licenciar o Windows Server:

  1. Considere as edições Datacenter ou Standard. Atualmente, a maioria das empresas já utiliza máquinas virtuais, e somente estas duas versões trazem o recurso de virtualização. Se sua empresa ainda não tem máquinas virtuais, pode ser que ela precise implementar esse modelo em breve. As edições Foundation e Essentials são indicadas apenas em casos bem específicos.
  2. Economize com o tipo de licença correta. Identifique como os usuários acessarão o servidor e escolha a melhor opção de acesso ao servidor (CAL): por usuário ou dispositivo.
  3. Conte com um parceiro especializado. O licenciamento da Microsoft e de outros fabricantes possuem algumas peculiaridades que podem ser difíceis de conhecer. Um parceiro especializado, como a 4Partner, pode dar o caminho das pedras e fazer com que você economize tempo e dinheiro.

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: